segunda-feira, 29 de março de 2010

P.U.L.T.S no EI!



Na última quarta, a companhia de teatro coreográfico P.U.L.T.S, realizou sua segunda apresentação no EI! Encontro de Improvisação do Centro Cultural São Paulo.

A sala Adoniran Barbosa ficou tomada por pessoas. Algumas participaram dos exercícios, outras observaram. Público bastante diversificado, de todas as idades, classes sociais e culturais.

O encontro de improvisação começou com alongamentos, exercícios de respiração e movimentos realizados na Yoga ministrados pela bailarina Clarissa Sacchelli. Em seguida, a intérprete Renata Aspesi comandou os exercícios de base e contato.

Após o aquecimento, o diretor e coreógrafo Marcelo Bucoff propôs exercícios de improvisação. Para estimular o processo de criação dos participantes, Bucoff apresentou elementos como caixas de fósforos, microfone e livro, todos utilizados no último espetáculo – Primeiros Versos. Um novo componente foi oferecido ao grupo, um puff.

Com os objetos disponíveis, os participantes iniciaram um processo de criação envolvente. Duos foram sendo formados, e aos poucos a interação entre o grupo crescia, formando corpos que se entrelaçavam totalmente expressivos. Renato Jacques, 26 anos, pesquisa a dança através da antropologia, assistiu ao encontro como espectador. “Ao observar as expressões corporais, sinto vontade de fazer parte do grupo. No próximo encontro, quero deixar de ser observador e passar a ser um participante”, relata.

Todos os componentes disponibilizados foram utilizados. No entanto, somente duas pessoas pegaram o microfone para expressar por meio da linguagem oral. O primeiro foi um poeta que declamou poesias e expressou suas opiniões sobre o cotidiano. O segundo, o jovem Felipe Gonçalves da Silva, 22 anos, morador de rua, fez um desabafo comovente. Para ele o encontro é um espaço de criação que possibilita contato com outras culturas e pessoas, sem sofrer qualquer tipo de preconceito. “Ao pegar o microfone senti que pude expressar meu ser como um todo, ser ouvido por outras pessoas, ser pleno”, afirma.
O participante Felipe Gonçalves da Silva

A interprete Paula Ferrão, encerrou o encontro ao som de violino e disse: “Volta se quiser, se não quiser não volta”.
Por Candice Frederico

Nenhum comentário: